Cardápio

 Cardápio 

Cardápio da Lancheria 

  Do Hambúrger, à linha de sorvetes passando por deliciosas pizzas até aquela saborosa canja, não deixe de conferir nosso cardápio, nos visite, e desfrute você também de um dos pontos mais aconchegantes do centro de Porto Alegre.

Confeitaria

Confeitaria 

   Pães, cucas, bolos, tortas, doces e
salgados.

    Navegue por uma deliciosa varie-
dade da nossa padaria e confeitaria
e escolha somente produtos feitos
com qualidade e sabor inigualáveis.

Museu do Café abre as portas em Santos (SP) para contar 80 anos de história

O Museu do Café, de Santos (SP) abriu as portas nessa quinta, dia 21, para uma exposição que retrata uma época marcada pela importância da produção de café no campo, na economia e na política brasileira.

A exposição convida o visitante a uma viagem a um dos períodos mais importantes do desenvolvimento do Brasil. A data escolhida para retratar o tema vai de 1905 a 1990, quando o café se destacava como o principal produto da balança comercial.

O historiador Rodrigo Silva foi responsável pela pesquisa para contar a história, tendo como foco as intervenções do governo na economia cafeeira da época.  

– Este material todo que a gente tem aqui é fruto de uma pesquisa que demandou praticamente quatro meses de trabalho, envolveu quatro, cinco pessoas, pesquisadores, todos historiadores. É a primeira vez que a gente consegue reunir material a respeito do café, que estava disperso em tantos lugares diferentes – conta.

A viagem começa descrevendo o que foi o convênio de Taubaté, um acordo firmado entre representantes dos produtores e o governo em 1906 para valorizar o café. O documento previa garantia de estocagem, de preços e de políticas para o setor.

A crise de 1929 é outra parte importante da história. Desencadeada pela quebra da Bolsa de Nova York, a crise refletiu no bolso dos produtores brasileiros. Houve desemprego, falências, quebra de consumo e de preços do café.

E a história termina na década de 1990, com a extinção do Instituto Brasileiro do Café (IBC), que atuava como um negociador do produto brasileiro no mercado internacional. Nesta trajetória, o visitante se depara ainda com um acervo que mostra o significado do café no período. Capas de revista da época dão idéia de como era o mercado na época, e recursos tecnológicos também ajudam a resgatar a história.

Objetos da época e documentos sobre a implantação de políticas para o setor completam a viagem de um período de mais de 80 anos. E reforçam a vocação do Museu do Café, em Santos, uma referência no Brasil e até no Exterior da memória histórica de um segmento da agricultura.

– A gente trabalha com pesquisa de produção. Então qual é a intervenção, qual é o papel político/econômico do café e como impactou isso no desenvolvimento de Santos e São Paulo. Então esta exposição vem completar essa nossa missão maior – disse a museóloga Marília Bonas.

O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. O museu funciona de terça à sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.

 

 

CANAL RURAL
 

Contato

 Lancheria, Restaurante
Padaria e Confeitaria Haiti.
Estamos localizados na AV.
Otávio Rocha 151 no Centro
de Porto Alegre.

Ver Localização
Ver Mapa 

Telefone: (51) 3221.3577
email:
haiti@cafehaiti.com.br

Certificado 

 Certificado do Programa
Alimentos Seguros

© 2017 www.cafehaiti.com.br
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.