Cardápio

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Índice glicêmico ajuda a planejar a dieta Imprimir E-mail
O índice glicêmico (IG) foi criado para facilitar a vida dos diabéticos. A princípio, ele seria um complemento às tabelas de composição alimentar, auxiliando na elaboração de dietas menos calóricas e mais adequadas às necessidades dos diabéticos. O IG se mostrou útil não só a eles, porém. O índice, que expressa a facilidade que um alimento fonte de carboidrato – como o arroz ou o pão – tem de aumentar a quantidade de açúcar no sangue após o seu consumo, ajuda na hora de compor nossa dieta. Eis um bom exemplo: há um mês, a professora de inglês Shanta Walker, 38 anos, iniciou um planejamento alimentar com base no índice glicêmico. Apesar do pouco tempo, os resultados já começaram a aparecer. Shanta emagreceu quatro quilos. – Aprendi a comer alimentos mais variados, como frutas e verduras – conta a professora. Os valores de IG são diferentes, segundo a nutricionista e personal diet Camila Silva, porque cada carboidrato ingerido entra na corrente sangüínea com uma velocidade diferente. Os alimentos que são absorvidos mais rapidamente, como chocolate e refrigerante, elevam também de forma mais rápida a quantidade de açúcar no sangue. Eles devem ser consumidos com maior cautela, pois podem trazer sérias conseqüências ao organismo. – Comer somente esses alimentos pode aumentar rapidamente, além da glicose, a produção de insulina, causando mal-estar, dores de cabeça, além de fome poucas horas após a ingestão alimentar – explica Camila. Já os alimentos com absorção mais lenta, como frutas e legumes, têm baixo IG. – Eles elevam lentamente a glicose sangüínea, provocando maior saciedade – acrescenta a nutricionista. Continuação:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/vidafeminina/noticia/detalhe/Indice-glicemico-ajuda-a-planejar-a-dieta.html
 

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