Rússia espera substituir Argentina como fornecedora de trigo para Brasil |
PaÃses assinaram memorandos para comércio bilateral de grãos.
O ministro da Agricultura da Rússia, Alexei Gordéyev, afirmou nesta quinta, dia 19, que o paÃs pode fornecer até um milhão de toneladas de trigo anuais para o Brasil e substituir a Argentina em parte deste mercado.
Gordéyev fez o anúncio durante a assinatura dos memorandos de fornecimento de grão russo para o Brasil e de soja brasileira para a Rússia. Participaram da solenidade o chefe adjunto do Serviço de Controle Veterinário e Fitossanitário russo, Grigori Kovalev, e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura brasileiro, Inacio Kroetz.
Gordéyev destacou que a Argentina, que fornecia ao Brasil anualmente até dois milhões de toneladas de grão, este ano sofreu uma dura seca e tem limitadas suas possibilidades de exportação.
|
Leia mais...
|
EXPORTAÇÕES DE CAFÉS INDUSTRIALIZADOS |
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) iniciaram um novo projeto para o perÃodo 2008-2010 que prevê investimentos de R$24,084 milhões em ações de promoção do produto brasileiro no mercado internacional, visando o aumento das exportações.
O novo projeto prevê, também, novas estratégias para a inserção dos Cafés do Brasil em diferentes mercados, principalmente os considerados "traders", que são paÃses ou regiões com um alto potencial de comercialização dos produtos, mas ainda com baixo consumo, como Panamá, Chile, Turquia e Cingapura, entre outros. Os Estados Unidos são o principal mercado, com 70% das exportações. Outros paÃses que serão alvos das promoções são: Japão; Coréia do Sul; Argentina; Chile; Europa (Portugal, Espanha, França, Polônia e Alemanha), e os PaÃses do Leste Europeu.
|
Leia mais...
|
|
Mexilhões têm ferro, vitaminas e cálcio |
Não é preciso morar na Bélgica para apreciar mexilhões, mas no paÃs de Tintin esse molusco bivalve tem status de prato nacional, como a feijoada no Brasil, e é servido invariavelmente com batatas fritas. Na Espanha, é ingrediente da paella; na França, é o astro da "mouclade", receita em que são cozidos em vinho branco com cebola, alho e ervas.O brasileiro está mais acostumado ao mexilhão em vinagrete, servido na praia e chamado de lambe-lambe", diz Renata Braune, do Chef Rouge, restaurante paulistano que promove até o fim do verão um festival de mexilhões. Segundo ela, a receita clássica é cozinhar em uma panela com vinho branco e um pouco de cebola, abafando por alguns minutos, até ferver. "O único segredo é ter um produto muito fresco. Ele deve ter a casca fechada e abrir ao cair em água fervente", afirma. |
Leia mais...
|
ONU cita Brasil como exemplo de 'economia verde' |
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, citou nesta quinta-feira (11) o Brasil como exemplo de "economia verde" que precisa ser seguido pelo resto do mundo. Segundo informações da BBC Brasil, a afirmação foi feita durante discurso na abertura da fase ministerial do encontro da ONU sobre mudanças climáticas, em Ponzan, na Polônia. secretário-geral fez um apelo para que os avanços no combate às mudanças climáticas não sejam barrados pela atual crise econômica internacional. "Sim, a crise é grave. Mas, quando o assunto é mudança climática, as apostas são mais altas. A crise climática afeta o nosso potencial de prosperidade e a vida das pessoas, tanto agora quanto no futuro", disse.
|
Leia mais...
|
|