Cardápio

Cardápio

Cardápio da Lancheria

Do Hambúrger, à linha de sorvetes passando por deliciosas pizzas até aquela saborosa canja, não deixe de conferir nosso cardápio, nos visite, e desfrute você também de um dos pontos mais aconchegantes do centro de Porto Alegre.

Confeitaria

Confeitaria 

   Pães, cucas, bolos, tortas, doces e
salgados.

    Navegue por uma deliciosa varie-
dade da nossa padaria e confeitaria
e escolha somente produtos feitos
com qualidade e sabor inigualáveis.

Picantes mas gostosas, as pimentas também primam pela beleza
Apesar de picantes, elas são saborosas e indispensáveis em alguns pratos muito apreciados na culinária brasileira, como feijoada, moqueca, entre outros. Mas, além de saborosas, as pimentas também desempenham muito bem um outro papel: o de plantas ornamentais, pela sua beleza e colorido natural, têm se tornado cada vez presentes como acessórios decorativos nos ambientes familiares e profissionais. E, para aqueles que não dispensam um amuleto de boa-sorte, dizem por aí que as pimentas são fortes aliadas para tirar o “mau-olhado” ou “quebranto”. Não custa tentar...


A Embrapa, com sua grande equipe de pesquisadores em diversas unidades distribuídas por todo o Brasil, tem investido no melhoramento genético das pimentas e para conquistar mais espaço no cenário gastronômico, desenvolve variações de sabor e aparência que permitem a adaptação aos mais diferentes gostos. Hoje o mercado de pimenta mundial este cada vez mais diversificado e a Embrapa acompanha essa tendência, investindo em pesquisas para garantir as boas práticas na produção de conserva, molho e geléia.
Quem quiser saber mais sobre o trabalho da Embrapa com pimentas pode visitar o estande da Empresa durante a 130ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, DF, que começa hoje e se estende até o próximo domingo, 27 de setembro. Lá, serão mostradas diferentes variedades dessa espécie. Os apreciadores dessa iguaria vão conhecer também trabalhos artesanais com pimentas ornamentais feitos por pequenos produtores da cidade de Planaltina, DF, que estarão à venda no estande.

Conservação e melhoramento genético de pimentas são metas da Embrapa

Um dos focos da pesquisa da Embrapa com pimentas é conservar a maior quantidade possível de variabilidade genética dessa espécie para garantir material para o melhoramento genético. A coleção de pimentas da Embrapa Hortaliças, localizada no Distrito Federal, é hoje uma das maiores e diversificadas do mundo. Essa coleção representa uma fonte de conhecimentos para a ciência, já que guarda genes e características que podem ser usados em cruzamentos para desenvolver novas variedades mais produtivas ou adaptadas às condições de mercado.
Além da coleção da Embrapa Hortaliças á qual os cientistas chamam de ativa, já que as sementes e mudas são constantemente multiplicadas e manipuladas, outra unidade da Empresa, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, também situada em Brasília, conserva mais de 440 acessos de pimentas de diversas espécies. Nessa última, as sementes são conservadas a longo prazo em câmaras frias a 20°C abaixo de zero, onde podem permanecer por até 100 anos. Essa coleção, conhecida no meio científico como coleção de base, funciona como uma espécie de backup da variabilidade genética de pimentas.

Parceria para desenvolvimento de novas variedades de pimentas

No Brasil, o agronegócio de pimentas movimenta, desde o processamento até à comercialização, cerca de R$ 80 milhões por ano. A Embrapa tem investido muito na parceria com empresas privadas e associações de produtores para desenvolvimento de variedades resistentes a viroses e com características melhoradas para atender as exigências do mercado mundial.
As variedades de pimenta mais cultivadas no Brasil são: a “malagueta”, “dedo de moça”, “cumari” e “de cheiro”, entre outras. A Embrapa está ampliando as pesquisas com uma nova variedade que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil conhecida como “biquinho”, que é uma pimenta doce e já muito utilizada no triângulo mineiro, DF e São Paulo, entre outros estados.

Conhecimento molecular de pimentas e pimentões silvestres ajuda o melhoramento genético

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Hortaliças estão investindo também em ferramentas modernas de caracterização molecular para conhecer a fundo variedades silvestres de pimentas e pimentões coletadas na biodiversidade brasileira e também daquelas que fazem parte do banco genético da Embrapa Hortaliças
A natureza é um enorme banco de genes e, por isso, os cientistas se lançam ao desafio de conhecer a estrutura genética das variedades tradicionais em busca de soluções para problemas agrícolas.
O principal objetivo dessas pesquisas é identificar características de interesse que possam ser transferidas para as variedades cultivadas comercialmente por cruzamentos, como por exemplo, tolerância à seca e resistência a pragas, entre outras. Além disso, possibilitam aumentar a variabilidade genética de pimentas e pimentões, o que é muito positivo para o melhoramento genético dessas culturas no Brasil.

Fonte: Boletim Agropecuário

 

Contato

Lancheria, Restaurante
Padaria e Confeitaria Haiti.
Estamos localizados na AV.
Otávio Rocha 151 no Centro
de Porto Alegre.

Ver Localização
Ver Mapa

Telefone: (51) 3221.3577
email:
haiti@cafehaiti.com.br

Certificado

Certificado do Programa
Alimentos Seguros

© 2021 www.cafehaiti.com.br
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.